top of page
  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
  • E-mail

Sobre nós

Duas artistas buscando transformar a visão da infância e construir espaços de criação idealizaram a Traquininas Oficinas, que, por meio de oficinas artístico-pedagógicas, propõe uma aproximação da cultura do brincar e do fazer artístico.

Hoje, convivemos com a tecnologia de forma progressiva e, por vezes, esquecemos do simples prazer de brincar com as mãos, criar cores e  formas, ver um pião rodar ou uma pipa subir no céu. As brincadeiras tradicionais e a arte estimulam o corpo e a mente das crianças, que são convidadas a sonhar, equilibrar-se, pular, dançar e ver o mundo de outra forma.

IMG_0094_edited.jpg

Bárbara Sgarbi tem Bacharelado em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Antes da faculdade, já possuía o sonho de dar aulas de teatro para crianças, tendo desenvolvido projetos sobre reciclagem em ONGs na cidade de Indaiatuba, com apresentações de teatro infantil e oficinas com foco na preservação do meio ambiente. Sempre se dedicou à área artística, estudando e realizando cursos de técnicas de Balé Clássico, Jazz Lírico, Canto Musical, Jazz Broadway, Coral, Pintura (técnica a óleo, aquarela, em madeira e acrílico), técnica Klauss Vianna, entre outros. No período da graduação, viu a oportunidade de estudar a fundo a área pedagógica do teatro e, para isso, realizou monitoria nas matérias Corpo, com Marina Caron, e Jogos e Pedagogia Teatral, com Daves Otani. Trabalhou também, durante três anos, na Casa do Teatro. Após a faculdade, tornou-se produtora e atriz em dois grupos teatrais e, em um deles, realiza um projeto chamado “A Floresta Mágica e a Primeira Criança”, uma montagem de rua voltada para o público infantil. Já se apresentou em espetáculos jovens no Centro Cultural São Paulo, Teatro da Cultura Inglesa, Pequeno Ato, Sesc Ribeirão Preto, Teatro do Colégio Santa Cruz, CIAEI (Indaiatuba) e nas ruas de Atibaia (projeto desenvolvido na rua e que entrava nas casas em bairros da periferia da cidade), tendo estado em cartaz com mais de 10 peças. Participou da feira ComicCon Experience juntamente com a empresa de jogos Galápagos em 2017, estimulando os visitantes do stand a jogarem. Formou-se, em 2018, no curso de Contadores de História do Senac São Paulo. Atualmente dá aulas de teatro para crianças de 4 a 14 anos na Oficina de Arteiros e no Colégio Objetivo Indaiatuba. Trabalha com recreação e oficinas para crianças desde 2016. Percebendo que ali havia um espaço que merecia mais atenção e acreditando na horizontalização da educação, criou a Traquininas Oficinas com Thaís Rossi, para que, juntas, possam ensinar e aprender por meio da arte e da brincadeira!

tha.png

Thaís Rossi tem Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É formada também em Arte Dramática pela ETEC de Artes e em Produção de Eventos pelo Liceu de Artes e Ofícios. Foi educadora no “Recreio nas Férias” - projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos - nas edições de 2015 até 2017. Realizou um intercâmbio social de janeiro a março de 2012 em Maurício, África, no qual atuou com crianças especiais ministrando aula de artes. Trabalhou na área recreativa com a empresa Fadas Madrinhas, de 2015 até 2017, e no evento de moda infantil Fashion Weekend Kids, de 2008 até 2015. Foi monitora do acampamento infantil Milan Camp Junior em 2010 e do Torneio da First Lego League - Final Brasileira de 2008. É integrante da Cia. Truks, que pesquisa bonecaria e teatro de objetos para crianças, e do grupo de teatro Filhos da Trupe, no qual pesquisa a relação da música e do circo, em especial da linguagem do palhaço. Participou, com os Filhos da Trupe, da 18a. Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo em Goiânia (julho de 2017) e do espetáculo "Domingo no Parque", com direção de Hugo Possolo, na abertura do Festival Paulista de Circo em Piracicaba (setembro de 2017).

bottom of page